7.18.2009

Boca




Oil on canvas

by Diana Motta

7.04.2009

Algumas Verdades de Flaubert

" -Já não lhe tem sucedido muitas vezes - prosseguiu Léon - encontrar em algum livro uma idéia vaga que já tivesse tido, alguma imagem meio desvanecida, que vem de longe e parece ser como que a exposição inteira do nosso sentimento mais sutil?
-Tenho, sim- respondeu ela.
-Eis por que gosto dos poetas -continuou ele. -Acho os versos mais emotivos que a prosa, e mais capazes de nos arrancar lágrimas.
-Contudo, fatigam com a continuação - prosseguiu Ema - e hoje, ao contrário, adoro as histórias que caminham de um jato e que dão medo. Detesto os heróis comuns e os sentimentos temperados como se encontram na natureza.
-Com efeito - observou o escrevente - as obras que não nos abalam o coração afastam-se, segundo me parece, da verdadeira finalidade da arte. É sempre muito agradável, no meio de desilusões da vida, podermos reportar-nos pelo espírito a nobres caracteres, a afeições puras, a quadros de ventura."


"Quanto mais próximas lhe ficavam as coisas, mais o seu pensamento se afastava delas. Tudo o que a rodeava de perto, os campos enfadonhos, os burguesinhos imbecis, a mediocricidade da existência, parecia-lhe uma excessão no mundo, um caso particular em que se achava envolvida, ao passo que para além se estendia, a perder de vista, o imenso país da felicidade e das paixões. Confundia, no desejo, a sensualidade do luxo com as alegrias do coração, a elegância dos hábitos com a delicadeza dos sentimentos. Acaso não necessita o amor, como certas plantas, terreno preparado, temperatura especial? Os suspiros do luar, os abraços prolongados, as lágrimas que correm pelas mãos que se abandonam, todas as fibras da carne e as lágrimas de ternura não se podiam separar, pois, do balcão dos grandes castelos cheios de ociosidade, dos toucadores de cortina de seda e tapetes muito espessos, de jardineiras carregadas de flores, de um leito sobre um estrado, nem da cintilação das pedras preciosas e das agulhetas das librés."

"Foi assim, um junto do outro, que eles entraram em uma dessas vagas conversasões em que o acaso das frases nos conduz a todo instante ao centro fixo de uma simpatia comum."