9.11.2008

Crítica

Me foi dada a tarefa de criticar. No instante em que nasci a lua estava no signo de virgem, e o mesmo racional e chato, nascendo no horizonte à essa hora. Sim, cada um tem a sua função (mesmo que esta seja função alguma, acontece) em suas devidas áreas da vida, menos ou mais. Pois bem, eu tenho mais, já que fui agraciada com a signo que busca, utopicamente, a perfeição em meu jeito de agir e sentir. Mas imagine você, um mundo em que todos fazem o que querem do jeito que querem e ninguém comentasse, julgasse ou criticasse? Seria opressor demais. 
Discutir é saudável.
 Quem faz o que quer também escuta o que não quer. Hoje temos cada vez mais rápido meios por onde expor nossas idéias, através por exemplo, desse blog, como tantas outras mídias do mundo moderno sem, graças a deus, vínculos burocráticos. Cada um fala o que quer para quem quiser ouvir através de uma vasta gama de interfaces para se comunicar. É a liberdade de expressão alcançando seu potencial. Eu acho isso mais bom que ruim, e não perderei tempo falando do lado ruim.
O lado bom seria que essa ferramenta me dá (e te dá também, crítico, jornalista, médico, professor, palhaço e você que não entende muito bem a pergunta "o que você é?") a possibilidade de compartilhar meus pensamentos quentes sentidos de maneira meticulosa e crítica, sobre o que observo à minha volta; afim de algo maior, coletivo. A discussão, sim, a interação e o contato com outras maneiras de pensar, a possibilidade de entender o outro lado, pensar estando do lado de fora da caixa. A partir disso, eu me descubro e me realizo. Eu sou assim. Perceba você, que eu provoco, eu desafio, mas é para crescermos juntos. Nunca se sabe quem ganha, mas com uma boa troca de idéias com certeza ninguém sairá perdendo. Penso que muita gente não me entende, e até vejo por quais caminhos chegaram até aí. Mas esses caminhos estão longe da saída do labirinto. Seria bonito que o rancor e o ódio, que sentimos quando nos falta algo, fossem cada vez mais substituídos pelo amor. Uma boa discussão também é regida por amor e ódio, é tão instintivo do ser humano e tão animal ao mesmo tempo. Esses sentimentos complementares, o bem e o mal, moram cada um em uma extremidade de nosso corpo; porém, se olharmos para o lado oposto, veremos eles juntinhos, um no final outro no começo da curva. 
Todavia, lembre-se, só vale a pena brigar com quem tem algo a te acrescentar, de outra maneira, não se desgaste, meu bem; é preciso saber selecionar.
Só sofre à quem serviu a carapuça. Até então, tenho me divertido um bocado.

Um comentário:

Anônimo disse...

a sua discussao eh o meu deleite...